Quanto se gasta de água por dia no mundo

Publicado em 01/06/2010

14


Earth

Todo mundo sabe que economizar água é o mínimo que podemos fazer pela saúde do planeta. Não queremos que você pense que o Compra3 é uma empresa tida como “eco-chata”, pois apenas buscamos chamar a atenção de nossos usuários para problemas que todos nós enfrentamos, seja uma empresa, consumidores ou você.

Um gráfico muito interessante, disponibilizado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), mostra quanto cada habitante, de diversos países do mundo, consome de água por dia. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), para uma pessoa viver diariamente com o índice recomendado de higiene e bem-estar, ela precisa de 50 litros de água por dia.

O que acontece é que em muitos países, a média diária de consumo de água é muito superior aos 50 litros, como você na imagem a seguir:

Como é possível observar, o Canadá é um dos países onde a população mais consome água todos os dias. Em média, 600 litros por pessoa são gastos, um valor absurdo se pensarmos na quantidade de água disponível no planeta.

No entanto, na extremidade oposta da linha, temos os africanos da África Subsaariana, vivendo com menos de 20 litros água por dia, ou seja, menos da metade do mínimo recomendado pela OMS. Ao longo da linha, é possível observar que os países que mais gastam, são os que possuem menos reservas de água (salvo o Canadá), como o Japão e países europeus.

Para que você não fique louco e deixe de tomar banho por uma semana, a Sabesp criou uma simulação de gasto diário. Ao diminuir o tempo no banho, escovar os dentes com a torneira fechada ou mudar a sua descarga no banheiro para uma mais econômica, você ainda tem crédito para beber seus dois litros de água diários, o que também é recomendado pela OMS. Ver dados assim nos fazem pensar melhor sobre a forma com que usamos nossos recursos naturais não acha? Ao pensar que 1/6 da população mundial não tem água potável e quem tem a esbanja, não parece ser uma atitude preocupada com o ambiente. Ser um país rico e desenvolvido, nem sempre significa ser mais avançado, essencialmente quando a vida do outro está em cheque. Pense nisso, mas com a torneira ou o chuveiro fechado, por favor.

Fonte: Planeta Sustentável