A história das coisas

Posted on 05/05/2010

0



Você já parou para pensar o caminho que os produtos que consumimos fazem da fábrica até nossas mãos? Difícil não é? Antigamente, nossos pais sabiam exatamente como as roupas que vestiam eram feitas. Simples, eles iam até a loja de tecidos, escolhiam os mais bacanas, levavam ao alfaiate e saiam com uma peça única, sob medida – isso quando as roupas não eram feitas em casa.

Hoje as coisas estão diferentes. Você vai a uma loja e compra uma camiseta da China, um tênis da Guatemala, uma calça feita em Santa Catarina e assim por diante. Somos um mapa-múndi, seja nas roupas, gadgets, acessórios, carros…

Não se sinta culpado por não saber de onde seus produtos vêm, mas se preocupe muito, de verdade, para onde eles vão. Um vídeo feito em 2007, tenta explicar o trajeto de todas essas coisas que consumimos, desde a matéria-prima até o descarte.

O vídeo “História das Coisas (The Story of Stuff)” já foi visto por milhões de pessoas em todo o planeta e é um caso de sucesso na web. Annie Leonard é a narradora da história das coisas e, com um vídeo simples, mas ao mesmo tempo sério, mostra este processo.

O projeto The Story of Stuff também produziu outros vídeos com o mesmo apelo, mas temáticas diferentes.  Os “The Story Bottled Water”, “The Story of Cap & Trade” e o inédito “The Story of Electronics”, são outros trabalhos da organização.

Todos eles possuem críticas coerentes com a situação que vivemos, são interessantes e inteligentes.

Além de se preocupar com os processos de compra e consumo, pense no que suas ações podem causar.

Fonte: The Story of Stuffs