Economia de energia na prática em comercial da Animal Planet

Posted on 07/06/2010

1



A maioria das pessoas sabe que lâmpadas incandescentes (as de luz amarela com um filamento metálico de Tungstênio) gastam muito mais energia do que as chamadas lâmpadas frias. Um dos fatores de diferença no consumo é o fato de as incandescentes serem, na verdade, mais uma fonte de calor do que de luz. Você já tocou em uma lâmpada de incandescente? Certamente ela estava muito quente.

Já as lâmpadas frias gastam menos, pois dissipam menos calor. As fluorescentes ou lâmpadas eletrônicas, possuem um gás em seu interior que, ao ser ativado pela energia elétrica, emite luz. Na teoria parece difícil compreender como as lâmpadas podem interferir no seu orçamento, mas como você verá a seguir, na prática fica tudo mais “claro”.

O canal Animal Planet criou uma forma muito didática para mostrar o quanto podemos economizar de energia, ao trocarmos nossas lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

O vídeo Animals Save the Planet – Polar Beers and Bulbs tenta ilustrar o dado de que lâmpadas frias consomem 1/5 de energia se compradas às incandescentes.

Apesar de serem um pouco mais caras que as incandescentes, as lâmpadas frias são mais baratas no longo prazo. Em primeiro lugar, por consumirem menos energia e, em segundo, por terem vida útil muito maior.

Que tal começar a semana cuidando do seu bolso e do meio ambiente? Além de trocar as lâmpadas, você pode instalar sensores de presença na sua casa, assim, as luzes só ficarão acessas quando alguém estiver no ambiente. Fica a dica.

Fonte: Rock N Tech