O aplicativo da PayPal para o iPhone e o futuro dos cheques

Posted on 04/10/2010

1



Encontrar alguém que goste de ir ao banco, esperar na fila ou que adore ter que passar pela porta detectora de metais é muito difícil. Na medida em que as novas tecnologias avançam, uma das coisas que as pessoas menos têm vontade de fazer é ir ao banco. Isso é uma tendência que vem se consolidando, na mesma proporção que o atendimento bancário se torna obsoleto e as pessoas mais conectadas.

Contudo, apesar do crescimento dos meios de pagamentos digitais, o cheque ainda possui um alto volume de circulação. Quem já pegou um cheque sabe que, a única forma de tê-lo compensado é ir ao banco, fazer um depósito ou trocá-lo. É fato que a cada dia as pessoas usam menos cheques, porém, não deixam de usá-los.

É neste ponto que entra a PayPal, uma das grandes no ramo do pagamento digital. No evento chamado TechCrunch Disrupt, na última semana de setembro de 2010, nos Estados Unidos, a PayPal anunciou o lançamento de um aplicativo para iPhone que promete compensar cheques na hora.

A câmera é o caixa

A ideia é extremamente simples e útil: para compensar o cheque, basta usar a câmera do smartphone e tirar uma foto da frente e de trás do cheque – é claro, ele precisa estar preenchido. Depois disso, o cheque é compensando na conta PayPal do usuário e pronto! Nada de bancos, filas, portas magnéticas.

A pergunta que fica é: sem dúvida, o aplicativo para iPhone é de grande utilidade, pois ao receber um cheque é possível compensá-lo na hora. Contudo, até quando os cheques sobreviverão em um ambiente onde os pagamentos online e via celular vêm crescendo?

Deixe sua opinião.

Fonte: TechCrunch