O futuro das compras (com vídeo)

Posted on 03/11/2010

3



Tentar prever o futuro é uma tarefa difícil, mas quando se está baseado em tendências este processo se torna, no mínimo, mais coerente. A partir de tendências do amanhã e o que está acontecendo hoje, a Resource Interactive elaborou um vídeo que tenta prever como será o futuro do e-commerce.

Tendências

Um dos primeiros elementos de mudança apresentados no vídeo é a transição do e-commerce para o everywhere commerce, onde os dispositivos móveis serão responsáveis pelas compras em todos os lugares. A integração entre redes sociais, fontes de notícias e vendas, também estão cotados como um futuro próximo, onde é possível realizar compras a partir dos mais variados canais, não apenas dentro da loja.

Redes sociais nas compras

A conquista de clientes pelo Facebook e a transição das buscas tradicionais por texto, pela busca por imagens (conheça o Google Googles), também é apontado como uma tendência do e-commerce e da forma como a Internet será utilizada.

Mas, uma das principais tendências, tanto do futuro quanto de agora, é a geolocalização. Oferecer benefícios aos clientes que usarem o celular para compartilhar seus produtos para os usuários do FourSquare ou similares, já é uma realidade.

Com isso, os dispositivos móveis (celulares, smartphones e tablets) ganham as ruas e as mãos dos clientes que levarão a interatividade para qualquer lugar. Sem falar na realidade aumentada, que já foi usada em cases de e-commerce aqui no Brasil pelo Submarino e pela PostHaus e que também é apresentada como o futuro do e-commerce e do varejo tradicional.

O que será o futuro?

Apesar de ser apenas um vídeo, prestar atenção no que se espera do futuro é essencial para saber como se comportar e inovar em mercados cada vez mais competitivos. A partir de um olhar mais apurado sobre o futuro e a leitura correta das tendências, prever o amanhã poder ser mais fácil, mesmo sem ser preciso.

Agora que você já sabe o que pode acontecer com o e-commerce daqui a alguns anos, vamos ao vídeo?

E você? Concorda com estas tendências ou acredita que algo diferente irá substituir todas elas? Deixe sua opinião.

Posted in: Internet, Tendências